5 de out. de 2011

Dicas para as cacheadas

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu quero falar com você, amiga dos cabelos cacheados!


Porém, não tem como falar de cachos sem lembrar de traumas pessoais. É que eu faço parte do time e como já sou quase uma balzaca (os 30 chegando mês que vem!), dá pra sentir todo o drama que eu já vivi, né? No meu tempo de criança não tinha jeito, você tinha que usar Neutrox e Creme de Mocotó Ebony! Eles foram feitos pra usar e enxaguar, mas todo mundo deixava no cabelo. A Seda foi uma das primeiras marcas aqui no Brasil a lançar uma linha exclusiva dedicada às encaracoladas, a Seda Hidraloe. E por isso merece minha admiração. Eu já era adolescente quando foi lançada e imagina se eu não fiz estoque em casa. hehe. Mas ainda assim, com a indústria apostando neste público, era difícil entrar nos padrões se é que vocês me entendem. E daí que eu fiz de tudo. Usei guanidina, Erva da Amazônia (trauma total! meda!), chapinha, escova progressiva e por fim a escova inteligente (pra quem quer alisar é a única que eu recomendo). Até que cansei e desde o ano passado não uso nenhum tipo de química. Estou com o cabelo 100% natural.

Coragem pra mostrar a carinha!!
 Então vou dividir com vocês o que funciona comigo, certo?
1) O cabelo cacheado é seco por natureza, isso porque a "molinha" impede que o óleo da raiz chegue até as pontas. Então use produtos que ofereçam hidratação ou específico para cabelos cacheados.
2) Não lave os cabelos diariamente, isso só faz ressecar mais. O ideal é alternar a cada 2 dias, mas se você não consegue lave dia sim, dia não, no máximo.
3) No lugar do condicionador, use máscaras. Existem aquelas que agem em 3 minutos e dá pra usar durante o banho mesmo. Eu aboli o condicionador da minha vida e sou feliz com as máscaras.
4) Uma vez por semana faça uma hidratação mais potente. Pode ser em casa mesmo com aquele creme que precisa de mais tempo pra agir.
5) Nunca, jamais, em tempo algum penteie o cabelo seco. A menos que você vá a uma festa cujo tema seja anos 70 e você queira aparecer de Maria Bethânia...
6) Não existe cabelo cacheado sem leave-in. Fato. Você será eternamente dependente dele! 
7) Umidificadores de cachos são uma mão na roda e ajudam nos momentos rebeldes do seu cabelinho. Eu amo o da Elséve, vive na minha bolsa.
8) Evite lavar com água muito quente, pois resseca mais ainda o cabelo (e a pele também, amiga).
9) É chato, o cabelo fica estranho, mas você precisa fazer uso do shampoo antirresíduos. Uma vez que você usa leave-in diariamente, o cabelo vai precisar desse tipo de shampoo pra limpar bem os cabelos. E o cabelo limpo recebe melhor a hidratação das máscaras. Eu uso a cada 15 dias.
10) Experimente. Não tenha preconceito com produtos mais baratinhos. Muitas vezes eles são agradáveis surpresas.

Gostaram? 

Beijinhos.
 

Um comentário:

Deixe seu comentário registrado aqui! Ele é muito importante para nós! Vale lembrar que este espaço não é destinado às propagandas, logo elas serão deltadas sem pena! Se chegou até aqui, não custa nada comentar sobre a postagem, certo? ;-)