18 de mai. de 2012

E a palavra correta é...

Oi, gente! 

O post hoje é diferente. Não vou dar dicas de maquiagem, nem fazer resenhas de produtos.
Muitas vezes escuto as pessoas falarem "esfumaçar", "maqueio", "o make"... Então quis fazer este post para tirar essas dúvidas. Qual é a palavra correta?

Bom, tem gente que fala que vale os dois. Vamos ver o que diz o dicionário:
Esfumaçar: v.t.d. 1. Encher de fumaça. 2. Defumar (alimentos). P. 3.Encher-se de fumaça. 4.Fig. Sumir, esfumar.
Esfumar: v.t.d. 1. Desenhar a carvão (3). 2.Esbater com esfuminho. 3.Desaparecer pouco a pouco.

Concluímos, portanto, que a palavra correta é ESFUMAR.
Como diz o item 4 do esfumçar, ele só se equivale à esfumar no sentido figurado, ou seja, simbolicamente.

Engraçado que eu achava que essa era evidente, pra mim parecia óbvio, mas não é. Escuto muito "você me maqueia"? Não, gente, o correto é "você me maquia"? ou "eu me maquio sozinha". Maquia e maquio vem do verbo maquiar, não existe maqueiar.
Portanto, as palavras corretas são MAQUIO, MAQUIA.

Make vem do inglês make up, que significa maquiagem e nós encorporamos ao nosso idioma. No inglês não existe gênero nos artigos. "The" tanto pode ser "o" como pode ser "a". Acredito que por isso muita gente fale "o" make. Porém, na Língua Portuguesa é diferente. Existe gênero. E traduzindo seria "a" maquiagem.
Portanto, o correto é a make.

Certo?

Beijinhos.
@NinnaGtpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário registrado aqui! Ele é muito importante para nós! Vale lembrar que este espaço não é destinado às propagandas, logo elas serão deltadas sem pena! Se chegou até aqui, não custa nada comentar sobre a postagem, certo? ;-)